Cuidar dos óculos é uma tarefa fácil, mas nem sempre conseguida pelos seus utilizadores. Siga os nossos conselhos práticos para ficar a saber o que deve e não deve fazer de forma a prolongar a durabilidade dos seus óculos.
Use um estojo protetor para guardar os seus óculos quando não os está a utilizar
Isto é especialmente importante quando viajar. Embora possa ser fácil colocar os óculos num bolso lateral, sem o estojo, evite a tentação. Usar uma bolsa evita que os óculos ganhem riscos ou fiquem ligeiramente tortos.
Limpe diariamente as lentes
Parece óbvio, mas é fácil esquecer esta tarefa! Lave os óculos com água e limpe-os com um pano de microfibra de forma a esfregar suavemente a sujidade das lentes. Tenha atenção às “almofadas” existentes na zona do nariz, pois é uma zona que pode acumular sujidade, óleos e maquilagem, facilmente.
Não limpe os óculos a roupas, toalhas ou lenços de papel
Mesmo que possa, em alguns casos, ser conveniente, evite limpar os óculos a tecidos como roupas ou a toalhas/lenços de papel, pois são materiais muito ásperos que podem riscar as lentes facilmente. Privelegie o uso do pano de microfibra que acompanha os óculos.
Não deixe os óculos no tablier do carro
O tablier do carro é um sítio instável, de onde os óculos podem cair, e onde podem igualmente riscar-se ou até mesmo partir-se.
Quando está sol, o calor refletido na janela pode ainda danificar o revestimento das lentes ou mesmo derreter as armações que sejam compostas por plástico.