Com a chegada dos meses mais frios, é muito importante continuarmos a cuidar dos nossos olhos!

Durante o Outono e o Inverno, os ventos frios que apanhamos na rua e o ar quente existente nos espaços interiores podem desidratar os olhos (que precisam de humidade adequada para se manterem saudáveis). Simultaneamente, os olhos continuam expostos aos raios ultravioleta.

Neste e nos próximos dois artigos, trazemos-lhe dicas para cuidar da sua visão durante estes meses frios!

Cuidar dos olhos secos

Um dos maiores problemas que os olhos podem enfrentar durante o outono e o inverno é a perda de humidade. Felizmente pode contornar este problema de várias maneiras

– Regulando a temperatura dentro de casa: Conforme descrito anteriormente, a secura do ar pode ser uma causa de preocupação, especialmente se já tiver olhos secos. O problema pode agravar-se ainda mais devido às altas temperaturas em ambientes fechados. Portanto, diminuir o aquecimento para uma temperatura amena pode ser a melhor solução para garantir uma ampla retenção de humidade pelos seus olhos.

– Utilizando um umidificador: A par da regulação da temperatura pode optar pela utilização de um humidificador, não comprometido assim o aquecimento interior, mas mantendo altos níveis de humidade no ar para manter seus olhos confortáveis.

– Não ficando perto de fontes de calor durante muito tempo: Em lugares e situações em que o aquecimento está ligado sem um umidificador, é melhor, para as pessoas com olhos secos, que se distanciem das fontes de calor ou não se mantenham perto delas durante muito tempo.

– Piscando frequentemente os olhos.

– Utilizando lágrimas artificiais: Caso os olhos secos continuem a incomodá-lo, apesar de seguir estas dicas, poderá recorrer a um oftalmologista ou optometrista que examine os seus olhos. Estes especialistas poderão recomendar a utilização de lágrimas artificiais para o ajudar a humedecer os olhos secos.