Quase todos os seres vivos precisam de Sol para sobreviver; ele é imprescindível para que os nossos olhos consigam ver e também para a produção de Vitamina D, vitamina muito importante para manter o equilíbrio mineral do corpo.
No entanto, e como é amplamente sabido, os raios ultravioleta (UV), embora sendo importantes para manter o equilíbrio da biosfera, podem ser prejudiciais quando em excesso, estimulando a progressão de doenças oculares, provocando o envelhecimento da retina, assim como o aparecimento de cataratas e pterígio.
No caso das crianças, a exposição aos raios UV pode igualmente ser nociva, até porque a maioria das lesões oculares ocorre na infância.
É aconselhada a utilização de óculos de sol em bebés e crianças quando estão numa situação de exposição solar extrema, mas é também muito importante que entre luz nos olhos das crianças para que as células retinianas se desenvolvam e se acostumem de forma paulatina à luz solar.
Os óculos de sol são um acessório imprescindível no que respeita à sua saúde ocular e à dos seus filhos, mas é igualmente fulcral optar por encontrar soluções junto de óticas reconhecidas, garantindo a qualidade das lentes e armações e aconselhamento especializado.