SAIBA TUDO SOBRE A PRESBIOPIA

A presbiopia está associada ao envelhecimento e normalmente começa a manifestar-se entre os 40 e 45 anos de idade. O olho perde a capacidade em ver nítido os objetos mais próximos devido à perda de elasticidade e flexibilidade do cristalino. Neste sentido, a acomodação sofre alterações e a imagem não será formada na retina, mas sim posteriormente.

Este erro refrativo faz-se acompanhar de sintomas muito conhecidos pela população. Um dos sintomas mais característicos da presbiopia é a necessidade de afastar o seu objeto de leitura e/ou outro para ver nítido. Fadiga ocular e dores de cabeça são também muitas vezes referidas como queixas em consultório. O conforto em visão de perto diminui e é mais notório em condições de pouca iluminação.

Olho normal e olho com presbiopia.

A correção pode ser realizada através do uso de óculos e/ou lentes de contacto, e cirurgia. Óculos de leitura, lentes progressivas ou lentes bifocais são algumas das opções disponíveis. Estas serão escolhidas consoante a necessidade do paciente de forma a satisfazê-lo nas tarefas do seu dia-a-dia sem o prejudicar.

Ana Nevado
Optometrista Ópticas Lince