O QUE É O ASTIGMATISMO?

O Astigmatismo é um dos principais erros refractivos.

Num olho emetrope, ou seja, sem qualquer erro refractivo, uma luz que entra no olho é toda focada num ponto da retina. Quando avançamos para um olho com uma ametropia, ou seja, com um erro refractivo, a luz será focada de diversas maneiras de acordo com o problema encontrado. No caso do astigmatismo, e porque estamos a falar de uma córnea ou cristalino que não é completamente regular, a luz será projectada em diferentes pontos da retina, originando assim uma distorção e desfocagem da luz.

Olho normal e olho com astigmatismo.

Uma pessoa com astigmatismo apresenta uma visão desfocada ou distorcida a qualquer distância. Regra geral, os sintomas passam por dificuldade em ler ou acompanhar um texto com nitidez que pode, ou não, estar associado a troca de letras ou números que apresentam formas semelhantes. Surge dificuldade em distinguir pequenos detalhes em objectos seja a que distância for. Os sinais mais frequentes incluem queixas como dores de cabeça, quase sempre associadas a sensação de fadiga ocular e em alguns casos sensibilidade à luz.

Visão de uma pessoa sem problemas de visão

Visão de uma pessoa com astigmatismo

A verdadeira causa do astigmatismo é desconhecida, sendo esta uma situação que normalmente existe desde o nascimento. Na grande maioria dos casos a irregularidade encontra-se na curvatura da córnea. Quando o astigmatismo surge numa fase mais tardia, pode estar associado a alguma patologia ocular que vai provocando alterações na morfologia do olho.

O tratamento do astigmatismo pode ser feito com a correcção do erro refractivo com óculos ou lentes de contacto, ou recorrendo a cirurgia refractiva. Caso a compensação seja feita com lentes (em óculos ou de contacto), estas têm que ser tóricas de modo a conseguir corrigir a irregularidade da córnea.

Ana Beatriz Botão
Optometrista Ópticas Lince