“Sabia que já é possível ter uma visão confortável a todas as distâncias com as suas lentes de contacto?”

A presbiopia afeta todos os seres humanos a partir dos 42/45 anos. Nesta idade é comum o relato de desfocagem em tarefas de perto, a necessidade de afastar documentos na leitura e a dificuldade em manter essas mesmas tarefas.

Ao longo dos vários anos de trabalho enquanto Optometrista, deparo-me com pacientes em que esta condição os condicionam a fazer o que mais gostam porque ficam cansados ou com dores de cabeça.

Os óculos são uma boa opção para resolver esta situação mas atualmente existe uma grande procura de métodos alternativos para corrigir esta disfunção visual.

As lentes de contacto apresentam características cada vez mais avançadas para solucionar a presbiopia e estão a ser desenvolvidas de forma a satisfazer as necessidades de cada paciente.  No mercado existem cada vez mais marcas e desenhos de lentes que requerem um conhecimento aprofundado por parte do profissional para uma melhor adaptação.

A motivação do paciente é extremamente importante, uma vez que, as lentes de contacto multifocais, mais do que proporcionar uma visão nítida ao longe e ao perto, pretendem criar uma visão funcional para todas as distâncias de forma a facilitar as tarefas do dia-a-dia. É importante o profissional perceber quais as dificuldades do paciente e intervir nesse sentido.

Na consulta de avaliação destas lentes devem ter consigo situações onde as queixas são maiores (por exemplo a bula de um medicamento que não conseguiu ler ou uma letra específica de um documento no seu computador) para intervir nessas situações ao invés de o fazer com material do consultório que muitas vezes não simula a realidade.

Apesar de tudo, é importante salientar que o uso de qualquer lente de contacto apenas é recomendado para 8h/12h diárias. Desta forma, torna-se imprescindível ter uns óculos quando retira as suas lentes de contacto.

Elsa Oliveira
Optometrista Licenciada pela Universidade do Minho em 2010
Associada Aplo nº630

Opticas Lince Matosinhos