A pressão intra-ocular ou PIO faz referência à pressão que exercem os fluídos dentro do olho, para isso é necessário haver um equilíbrio entre eles. Pois com a pressão certa o olho mantêm a sua forma e funciona correctamente.

COMO É MEDIDA A PRESSÃO INTRA-OCULAR?

Para conhecer o nível de pressão intra-ocular, os especialistas da visão, utilizam um instrumento chamado tonómetro que mede a tensão de fluidos que há no interior do olho.

Todas as nossas lojas possuem tonómetros a ar, para os quais não é preciso qualquer contacto com o olho. Funcionam emitindo uma pequena corrente de ar direccionada para a córnea que mede a sua resistência a ser deformada. É um teste muito simples e indolor.

Os níveis de PIO são medidos em milímetros de mercúrio (mmHg) e estão dentro da normalidade se estiverem entre 11-21 mmHg.

O QUE PRODUZ O AUMENTO DA PRESSÃO INTRA-OCULAR?

Não existe uma causa clara que produza o crescimento da pressão intra-ocular, embora haja cada vez mais estudos que indicam que este problema pode estar relacionado pelo stress oxidativo, tais como:

  • A idade;
  • O tabaco;
  • Café em Excesso;
  • A má alimentação;
  • Hereditariedade

 

COMO TRATAR A PRESSÃO INTRA-OCULAR ALTA?

Existem 3 alternativas para redução da pressão intraocular:

  • Tratamento clínico (com colírios);
  • Laser;
  • Cirurgia

Existem várias opções tanto para os colírios quanto para os procedimentos a laser ou cirúrgicos. A indicação do tratamento mais apropriado é feita pelo especialista.

 

Com o aumento da pressão intra-ocular podem aparecer patologias oculares como o glaucoma (patologia visual degenerativa produzida quando há uma lesão irreparável no nervo óptico. As pessoas que têm tensão intra-ocular alta apresentam maior risco de padecerem desta patologia).

Venha a uma das nossas lojas e faça um check-up visual e tire as suas dúvidas quanto a tensão intra-ocular, temos especialistas formados para o/a aconselharem da melhor maneira possível.

Drª Inês Melo
Optometrista Licenciada pela Universidade Beira Interior
Loja Guarda