Sabia que há alimentos que trazem benefícios a saúde visual, prevenindo ou reduzindo diversos problemas?

  • A Vitamina A é essencial para a visão, especialmente para a visão noturna, sendo, por isso, a cegueira noturna, secura ocular e lesão da córnea o primeiro sintoma de deficiência em vitamina A.

Esta vitamina pode ser obtida em alimentos como a cenoura, o pimento vermelho cru, o abacate, a manga e o damasco.

  • As Vitaminas B2, C e E assumem uma função antioxidante, prevenindo o envelhecimento dos tecidos.

A Vitamina B é encontrada em vegetais verdes, ovos, sardinha ou fígado, enquanto que a C pode ser obtida através dos citrinos, frutos vermelhos, abóbora ou kiwi.

Por sua vez a Vitamina E está presente em frutos secos, sementes de girassol, óleos vegetais e carnes.

  • Os Carotenoides, corantes naturais que se encontram nos vegetais (espinafres e couves), têm como função prevenir o aparecimento de cataratas e evitar que ocorra a degenerescência macular relacionada com a idade, duas grandes patologias que podem levar à cegueira. Eles contribuem ainda para a diminuição do desconforto associado à luminosidade, melhorando o contraste e aumentando o alcance visual.
  • O Omega 3 e Omega 6, que podemos obter através da ingestão de peixes como o salmão, o atum ou a sardinha, ajudam a prevenir a síndrome do olho seco e proteger a retina, contra inflamações e problemas degenerativos.

A conjugação de todas estas substâncias, nas devidas quantidades adequadas, é o ideal. Proteja, previna e promova a sua saúde ocular, “alimentando” os seus olhos.