De olho na sua Saúde: Glaucoma

O glaucoma é conhecido por ser uma das principais causas de cegueira. A perda de visão acontece como consequência directa de danos irreversíveis no nervo óptico (estrutura ocular responsável por fazer a ligação entre o olho e o cérebro). Esta é uma patologia assintomática, onde se vai perdendo gradualmente a visão periférica, fechando o campo de visão de forma tubular.

Evolução do Glaucoma

As causas do glaucoma não são consensuais. Maioritariamente, o glaucoma encontra-se associado a uma elevada pressão intra-ocular, no entanto, pode também ocorrer glaucoma em situações de pressão intra-ocular dentro do normal (10 – 21mmHg).

Há vários tipos de glaucoma:

Glaucoma de ângulo aberto:

Existe uma redução na drenagem de humor aquoso, e consequente aumento da pressão intra-ocular (ângulo entre a íris e a córnea normal)

Glaucoma de ângulo fechado:

Situação súbita em que se detetam sinais como ver halos luminosos, dor no olho ou na cabeça, olho vermelho, pupila dilatada e edema corneal. Existe um bloqueio na drenagem de humor aquoso (ângulo entre a íris e a córnea fechado).

Glaucoma congénito:

Como resultado de alterações decorrentes no período de gestação, os globos oculares aparecem aumentados e com edema corneal. É uma situação rara.

Glaucoma secundário:

Consequência de alguma lesão ocular ou intervenção médica (cirurgia ocular, catarata avançada, uveítes ou uso excessivo de corticóides).

Factores de Risco:
  • Pressão intra-ocular elevada (acima de 22mmHg);
  • Idade superior a 35 anos;
  • Antecedentes de glaucoma na família;
  • Elevado grau de miopia;
  • Utilização de corticoides;
  • Ou algumas patologias como o caso da diabetes, doenças cardíacas, hipertensão arterial ou hipotiroidismo.

O glaucoma não tem cura, mas pode ser controlado com a ajuda de medicamentos específicos que normalizam a pressão intra-ocular. De acordo com o tipo de glaucoma, o tratamento pode ainda passar por laser ou cirurgia.

O melhor conselho a reter em caso de glaucoma é nunca descuidar as suas consultas de acompanhamento.

Ana Beatriz Botão
Optometrista Ópticas Lince