JÁ OUVIU FALAR DO HUMOR VÍTREO?

O humor vítreo é uma substância gelatinosa e viscosa, formada por uma substância amorfa semilíquida, fibras e células, e preenche cerca de 80% do volume ocular. Situa-se no segmento posterior entre o cristalino e a retina, e está sob pressão de modo a manter a forma esférica do olho.

Localização do Humor Vítreo

À medida que envelhecemos, o humor vítreo vai ficando mais líquido, o que pode fazer com que se separe da retina em alguns pontos. A este acontecimento chamamos descolamento do vítreo.

Descolamento do Vítreo

O descolamento do vítreo pode ser um processo natural de envelhecimento, mas também uma consequência de uma inflamação ocular, traumatismo ou de uma alta miopia. Na maioria dos casos, o descolamento do vítreo acontece sem causar mais alterações nas outras estruturas oculares, mas há situações em que pode levar a rasgos na retina. Isto porque as duas estruturas estão ligadas por fibras, e ao se descolar pode puxar a retina e criar pequenos rasgos que podem levar a um descolamento de retina futuro.

Sintomas

  • Presença de manchas na visão central, de início súbito.
  • Aumento súbito de moscas volantes (pontos ou teias que flutuam na visão); sendo as moscas mais visíveis quando se olha para uma parede branca.
  • Flash de luz que aparece mesmo quando se está de olhos fechados.

Descolamento do Vítreo

Tratamento

A maioria dos descolamentos do vítreo não precisa de tratamento, mas é necessário uma consulta para fazer o diagnóstico correto e avaliar a presença de alterações na retina, que ai sim precisa de tratamento.

Nos casos em que não há alterações na retina, podem apresentar-se 2 situações:

  • As manchas e moscas, que num primeiro momento incomodam, saem naturalmente da visão central, ficando presentes ainda na visão periférica.
  • As manchas e moscas permanecem na visão central, e nesse caso é necessário fazer tratamento (será aconselhado pelo Oftalmologista).

Noutros casos podem ocorrer rasgos na retina ou uma rutura dos vasos, que podem levar a uma hemorragia do vítreo, que serão tratados por:

  • Retinopexia → Realizada em casos de descolamento de retina e feita com injeção de gás no olho.
  • Vitrectomia → Substituição do gel vítreo por uma solução salina, por exemplo, em casos em que houve hemorragia e há presença de sangue no gel vítreo.

Curiosidade

O humor vítreo pode ser usado como uma matriz biológica complementar, ou seja, consegue-se realizar análises de toxicologia forense para determinar a quantidade e quais substâncias que estão presentes no organismo (ex: Heroína, Cocaína).

Sara Pedro
Optometrista Ópticas Lince